Cuidar das unhas é sempre bom, e mantê-las bonitas e saudáveis é ideal para receber a esmaltação. A gente ouve tanta coisa a respeito de cutículas, acetona, spray, esmaltes, etc… Que a dúvida sempre surge. Mas será que é verdade tudo o que dizem por ai? Desvende os mitos  e descubra as verdades de uma vez!

Mito – Spray é melhor que óleo secante - O uso do spray pode causar pequenas bolhas de ar nas unhas, comprometendo a qualidade da pintura. O mais indicado é o óleo secante ou o esmalte extra-brilho.

 

Mito - Usar esmaltes na manicure pode me contaminar as unhas – O produto não é suscetível a contaminação microbiológica, mas é importante esterilizar alicates e palitos ou ter seu próprio kit.

 

Mito – Luvas de borracha prejudicam a saúde das unhas - Os ambientes úmidos favorecem a proliferação de bactérias nas unhas. Mas ninguém fica o dia inteiro de luvas, então deixe o mito de lado e use-as sem medo ao lidar com água e produtos químicos. A luva evita que as unhas fiquem quebradiças e fracas devido a detergentes  e outros produtos de limpeza.

 

Mito – Esmalte escuro fortalece as unhas - Esmaltes escuros deixam uma sensação de unhas mais fortes, porque são mais espessos que os claros. Mas eles não possuem componentes em sua fórmula para cumprir a função de fortalecer e nutrir, é só sensação.

 

Mito – É melhor usar lixa do que cortar para mantê-las bem aparadas - Lixa, tesoura ou cortador não interferem na saúde das unhas, pois agem somente nas pontas delas.

 

Verdade – O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem - As unhas dos pés devem ter o formato quadrado para impedir que elas encravem. O formato ovalado é ideal para unhas das mãos, pois as unhas nesse formato “quebram” menos.

 

Verdade – Acetona agride as unhas -É uma substância muito agressiva, em contato com as unhas a acetona costuma ressecá-las e enfraquecê-las. Prefira os removedores que não sejam à base de acetona.

 

Verdade – As unhas precisam de hidratação -Por estarem expostas a agressões e por causa do contato com o esmalte, elas ressecam facilmente. Por isso, unhas e cutículas precisam ser hidratadas sempre.

 

Verdade – Tirar a cutícula faz mal às unhas – Ela é a proteção natural contra bactérias e fungos. Sem cutícula, as unhas ficam sujeitas a infecções. O ideal é apenas empurrá-la ou cortá-la superficialmente.

 

Verdade – Esmalte em excesso deixa a unha amarelada – O esmalte deixa a unha amarelada sim, e o uso excessivo de acetona também é uma das causas. Mas cuidado, unhas amarelas também podem ser sinônimo de algumas doenças metabólicas e infecções. Por isso, é bom procurar um dermatologista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...